GF Noticias

O Cadastro Único realizado pela Caixa é uma iniciativa do Governo Federal para ter acesso ao conjunto de informações a respeito das famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Com essas informações são criadas políticas públicas mais eficientes para melhorar as condições dessas famílias.www.cadastrounico.caixa.gov.br, Cadastro Único Caixa

Esse cadastro se destina a famílias de baixa renda, são consideradas como aptas para se cadastrar famílias que tenham uma renda de até meio salário mínimo por pessoa ou que tenham renda de até 3 salários mínimos de renda mensal como um todo. O Cadastro Único é utilizado para a concessão de inúmeros benefícios e programas do Governo Federal.

www.cadastrounico.caixa.gov.br, Cadastro Único Caixa

Dentre os programas que utilizam esse cadastro estão: Programa Bolsa Família; Programa Minha Casa, Minha Vida; Carteira do Idoso; Programa Brasil Carinhoso; Carta Social; Tarifa Social de Energia Elétrica; Isenção de Taxas em Concursos Públicos entre outros. Observe ainda que os estados e municípios também usam as informações do Cadastro Único para os seus programas sociais.

O cadastro é feito através de visitas domiciliares que o município realiza as famílias de baixa renda. As famílias que se encaixam no descrito acima e ainda não fazem parte do Cadastro Único podem procurar pelo CRAS – Centro de Referência em Assistência Social do município e se cadastrar.

É importante que haja uma pessoa responsável pela família para poder responder as perguntas que são feitas no ato do cadastro. A pessoa deve obrigatoriamente fazer parte da família morando na mesma casa. A idade mínima para essa pessoa responsável é 16 anos de idade. O responsável deve ter CPF e título de eleitor, a preferência é por uma mulher como responsável.

Para fazer o cadastro é necessário levar um comprovante de endereço – pode ser conta de água ou de luz. Para saber mais sobre o Cadastro Único da Caixa acesse o seu site em www.cadastrounico.caixa.gov.br


Publicidade