GF Noticias

Programa De Volta para Casa Ministério da Saúde

Autor: GFnoticias 16 de janeiro de 2014 0 Comentário

O Programa De Volta para Casa foi criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de oferecer auxílio-reabilitação psicossocial para que pessoas que estiverem internadas por um longo período devido a problemas psiquiátricos possam ser reintegradas a sociedade e ao seu lar. O programa oferece um benefício de R$ 320,00 mensais por um ano.Programa De Volta para Casa Ministério da Saúde

Em casos em que o paciente não apresente condições de reintegração social depois de um ano o benefício em dinheiro pode ser renovado. A necessidade da renovação do benefício é avaliada por uma equipe de médicos. O pagamento desse benefício é feito pela Caixa em depósito na conta do beneficiado ou do seu representante legal.

Programa De Volta para Casa Ministério da Saúde

São considerados aptos para participar do Programa De Volta Para Casa pessoas que tenham sido internadas devido a transtornos mentais em hospitais cadastrados no SIH-SUS por um período igual ou superior a 2 anos. Também podem ter direito ao benefício pessoas que foram inseridas em moradias que sejam caracterizadas como serviços residenciais terapêuticos ou mesmo que esteja saindo de instituições como Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico depois de um período igual ou superior a 2 anos.

Os pacientes que apresentem condições clínicas e sociais favoráveis para sair do ambiente hospitalar também tem direito ao benefício. É importante verificar se o seu município já está incluso no programa do Ministério da Saúde. Os beneficiários que ainda não tem conta na Caixa podem abrir uma conta somente para receber esse benefício.

O programa tem como objetivo integrar as pessoas que passaram por um longo período internadas devido a transtornos mentais a sociedade. Para saber mais sobre essa iniciativa do Ministério da Saúde acesse o seu site em www.caixa.gov.br/Voce/Social/Beneficios/volta_casa/index.asp. Informe-se mais sobre as condições para ter direito a esse benefício e descubra como a reintegração do paciente a sua casa e a sua vida podem ajudar na completa recuperação.


Publicidade