GF Noticias

Quem aí lembra da Série Vagalume?

Autor: Diego Frederici 20 de novembro de 2012 1 Comentário

A leitura é uma das ferramentas mais poderosas da humanidade, e o quanto antes iniciarmos este hábito, melhor. Por isso, presto uma singela homenagem a Série Vagalume, que marcou gerações nos anos 1970, 80 e 90, falando sobre a coleção de publicações da Editora Ática que, para muitos, foi a primeira experiência com a literatura.

Possuindo uma coleção respeitosa, de mais de cem livros, o conjunto destaca-se pela leitura fácil, tendo em vista que é voltado ao público juvenil, álém de possuir uma série de exercícios, ao final de cada obra, para estimular a compreenssão e interpretação dos jovens leitores. Um marco na época, o que a fez ser largamente utilizada nas escolas de ensino fundamental é médio.

Quem tem pelo menos vinte e cinco anos provavelmente já conheceu algumas dessas obras. Livros clássicos, como “A Ilha Perdida” e “Éramos seis”, de Maria José Dupré, “O mistério do cinco estrelas” e “Sozinha no mundo”, de Marcos Rey, ou ainda “O escaravelho do diabo”, de Lúcia Machado de Almeida, foram verdadeiros sucessos de vendas, estimulando crianças e adolescentes ao hábito da leitura.

Você aí que teve boas recordações ao relembrar sua época escolar, tire seu velho livro da série vagalume da estante, e leia para seu filho. Para os mais jovens, adquiram algum em suas livrarias preferidas, ou pelo site da Editora Ática. Certeza de uma boa leitura, que cativou pais e filhos por décadas.

1 comentário

  1. Diego,
    parabéns pela escolha do tema do artigo. A coleção Vagalume marcou também minha vida e foi sim o início da leitura de livros pra mim… Um livro que me marcou muito foi “A serra dos dois meninos”.
    No link abaixo pode conferir ele no Skoob.
    http://www.skoob.com.br/livro/7704
    Abraço.


Publicidade