GF Noticias

Pai dos miseráveis

Autor: Camila Maia 29 de agosto de 2012 0 Comentário

Há 250 anos, nascia Victor Hugo. Mas não, não o Victor Hugo das bolsas caras e sim Victor-Marie Hugo, um dos maiores autores do romantismo francês. Victor Hugo mostrou sua capacidade literária desde jovem. Aos 20 anos, publicou sua primeira coletânea de poesias, Odes et Poésies Diverses. Mas foi Odes et Ballades, publicada 4 anos depois, em 1926, que revelou Victor Hugo e lhe conferiu sucesso.

A produção do autor não se resumiu a poesias. Victor Hugo também escreveu romances famosos, como O corcunda de Note-Dame, publicado em 1831. Mas a obra-prima de Victor Hugo é Os miseráveis, publicado em 1862. O livro foi fruto do desejo que surgiu no autor, ainda por volta de 1830, de publicar um grande romance que retratasse a pobreza e as desigualdades sociais. Na data da publicação, a editora fez uma grande campanha de divulgação, algo incomum para a época.

Como geralmente ocorre com obras que retratam assuntos não muito debatidos pela sociedade, Os miseráveis foi alvo de diversas críticas negativas. Apesar disso, foi muito vendido na França e caiu no gosto das camadas populares, que se sentiam representadas na obra. Em pouco tempo, os temas abordados estavam em destaque na Assembleia Nacional da França.

No Brasil, Victor Hugo influenciou fortemente a 3ª geração romântica que, por causa disso, também ficou conhecida como geração hugoana. Tal período é marcado pela poesia social e libertária e o mais conhecido poeta brasileiro a fazer parte de tal geração é Castro Alves.

Victor Hugo morreu em 22 de maio de 1885. Conta-se que, quando de sua morte, as prostitutas de Paris ficaram de luto, o que mostra o alcance de Victor Hugo sobre as camadas excluídas da França do século XIX. Estima-se que 1 milhão de pessoas tenham participado de seu velório.


Publicidade