GF Noticias

Dia 20 de novembro é celebrado no Brasil um dia muito importante para a cultura, o dia da consciência negra, data está dedicada a data da morte do herói Zumbi dos Palmares, um líder da resistência a escravidão, que morreu em 1695.

A data existe desde 1960 e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Qual a importância do dia da consciência negra?

O dia da consciência negra é importante para mostrar a todos, principalmente as novas gerações o quanto esse povo foi guerreiro em conseguir se libertar da terrível situação social que lhe foi imposta, principalmente quando os primeiros negros foram trazidos da África.

Dia da Consciência Negra

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Ao que tudo indica era descendente de angolanos e nasceu em meados de 1655 e foi educado por um padre, que o tinha pegado de soldados que haviam lhe capturado em um dos povoados do quilombo.

Zumbi dos Palmares (Dia da consciência negra)

Foi bem educado e teve ótimas noções de português e latim, além de bela educação em geral, mas aos 15 anos fugiu e voltou para o quilombo, para se juntar a seus “irmãos” de luta e liderá-los na batalha contra os escravizadores em Palmares (também foi o último chefe do quilombo de Palmares).

E essa data faz uma bela homenagem a esse ícone e verdadeiro herói nacional, responsável por grande avanço para inserir o negro na sociedade brasileira.

E você, o que acha do dia da consciência negra? Deixe sua opinião nos comentários.

 


Publicidade