GF Noticias

Para quem ri Mona Lisa?

Autor: Camila Maia 22 de agosto de 2012 0 Comentário

Há exatos 101 anos, no dia 22 de agosto, tomava-se conhecimento do furto de um das mais famosas obras de arte do mundo: a Mona Lisa. O sumiço d’A Gioconda, nome pelo qual a pintura também é conhecida, se mostrou tão misterioso quanto o sorriso estampado na imagem. Matéria publicada em O Estado de São Paulo, à época, afirmava que “(…) o ladrão conseguiu retirar a maravilhosa obra prima do salão quadrado, esconder-se num corredor, separar a tela da moldura, abandonar esta a um canto, junto a uma porta e evadir-se, sem que ninguém possa saber como nem verdadeiramente por onde (…)” [1].

O desaparecimento da obra do Museu do Louvre, onde ainda é exposta, desencadeou uma caçada pelo quadro. Personalidades como o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso foram presas ou interrogadas suspeitas do roubo da obra. Quando já se pensava que umas das maiores contribuições de Leonardo da Vinci para a história da arte estava perdida, o quadro foi reencontrado na Itália, nas mãos Vincenzo Peruggia, ex-funcionário do Louvre e verdadeiro ladrão.

Mas o roubo da Mona Lisa não é a única história curiosa que ronda a imagem. A que talvez gere mais discussões e intrigue os pesquisadores seja a polêmica em volta da identidade da mulher por trás do sorriso. É provável que tal impasse também esteja próximo do fim.

Pesquisadores acreditam ter encontrado, este ano, a ossada da mulher que posou para Leonardo da Vinci, em um monastério em Florença. A modelo teria sido Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo, que teria encomendado a obra ao pintor. Após exames de DNA, se ficar comprovado que a ossada pertence, de fato, a Lisa Gherardini, os pesquisadores pretendem reconstituir, a partir do crânio encontrado e com a ajuda da tecnologia 3D, a verdadeira face de Mona Lisa.

Mas quanto disso tudo é necessário? Não é justamente o enigma que faz de A Gioconda a maior atração do Museu do Louvre? Descobrir os mistérios que rodeiam o quadro não a obra faria perder parte de seu encanto? Difícil responder a essas perguntas. Mas o fato é que, mesmo que se descubra quem posou para Leonardo da Vinci, o enigma da beleza por trás sorriso de Mona Lisa jamais será desvendado.


Publicidade