GF Noticias

O que o dinheiro pode comprar?

Autor: Jessica Louredo 24 de agosto de 2012 0 Comentário

Você pagaria cerca de US$ 25 mil por ano para ter o celular pessoal do seu médico e o direito a consultas imediatas? Ou oferecia um lugar no seu corpo para anúncios publicitários? Ou mesmo pagaria á seus filhos, sobrinhos, netos uma quantia por cada livro que eles lerem? Pois bem, têm muita gente que pagaria e toparia certas atividades por dinheiro.

No Livro “O que o dinheiro não Compra” do Filósofo e Professor da Universidade de Harvard Michael  J. Sandel,  é abordado a interferência da lógica financeira na vida pública e particular do indivíduo. Relata que quase tudo têm seu preço, vende-se sangue,  aluga-se útero,  vagas em universidades.

Na sociedade atual se tornou hábito colocar um preço em tudo, originando o que chamamos de sociedade de mercado. A linha imaginária que antes separava a moralidade das $$ hoje é tênue,  se não,  inexistente para muitas pessoas. Coloca em questão a ética e os valores de cada indivíduo no âmbito social, pois ela gera dois fatores : a Corrupção e a Desigualdade.

Em um mundo onde se pode comprar qualquer coisa a desigualdade passa a ser descomunal, onde os mais afortunados exercem sua influência e poder ditando suas próprias regras. Onde o dinheiro faz das pessoas seres corruptíveis, quando já existe a tendência para tal, instigando esta ação. Por isso, Sandel busca trazer o questionamento e propõe debates públicos a respeito deste tema. Pois é um problema preocupante visto que em uma sociedade movida pelo consumismo o próprio futuro teria seu preço.


Publicidade