GF Noticias

Drácula, 1931

Autor: Leonardo Caprara 8 de outubro de 2012 0 Comentário

Drácula de 1931 é o primeiro filme em que o famoso vampiro aparece e a segunda obra baseada no livro de Bram Stoker, já que Nosferatu já havia sido inspirada na famosa obra.

Nesta filme o conde é interpretado pelo brilhante ator Húngaro Béla Lugosi que verdadeiramente entrou no papel e até hoje com toda a certeza foi a maior interpretação de Drácula já feita.

Sinopse Original: Drácula (Bela Lugosi) é um conde vindo dos Cárpatos que aterroriza Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira ele concentra suas atenções em uma amiga dela, mas o pai da próxima vítima se chama Van Helsing (Edward Van Sloan), um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.

Quem fez:

Como já falei o filme foi interpretado pelo genial bela Lugosi, que teve a maior atuação de sua carreira e muito por causa desse ator que o filme tem todo esse reconhecimento atualmente.

Com a capa preta, cabelo puxado para trás e a expressão vazia, fria e especialmente amedrontadora.

A direção junto com a atuação de Lugosi foram os dois pontos cruciais do filme, dirigido por Tod Browning, um diretor caracterizado por fazer de seus filmes verdadeiras obras do horror como em “O Homem sem Braços” de 1927 e de “Freaks” de 1932.

Na verdade não vale a pena comentar nenhum outro participante do filme, pois os que realmente levaram a obra a sério foram esses dois, Lugosi tinha o sonho de ser o conde Drácula e trabalhou muito para chegar lá e fez jus ao papel e se o Drácula fosse existir com certeza seria Béla Lugosi.

Repercussão:

A repercussão do filme foi grandiosa, mas infinitamente diferente de outros filmes de época, quando geralmente o vilão era um ser horrendo que causava medo em todos, mas neste filme não, o conde Drácula era um ser charmoso e muito sedutor do ponto de vista feminino ou seja era uma nova forma de se fazer vilões.

O apelo sexual também começa a estar mais presente neste filme, com cenas mais sensuais das mulheres e o jogo de sedução com Drácula.

Mais um da Universal:

Quase todos os filmes que venho citando são dos grandes estúdios Universal e acho que já deu para notar que os primórdios do cinema e principalmente do terror devem ser muito creditados a esse estúdio.

E afirmo, sem os estúdios Universal o terror não seria nem metade do que é hoje, Carl Laemmle com certeza merece ser homenageado eternamente.


Publicidade