GF Noticias

Casablanca – um marco na história do cinema

Autor: Leonardo Caprara 14 de julho de 2012 0 Comentário

Bem, falar de uma obra como Casablanca é uma missão um tanto difícil, pois este filme com toda certeza está entre os melhores de todos os tempos, com um roteiro magnifico e atuações muito bem feitas, com ênfase nos dois protagonistas (Rick e Ilsa).

A história se passa na cidade de Casablanca (Marrocos) e gira em quase todo tempo em torno do (Rick’s Café) do qual obviamente Rick é dono, esse café/bar é o local mais badalado da cidade, ponto de encontro de todos, praticamente todos que estão em Casablanca, desde autoridades quanto bandidos e refugiados, frequentam o Rick’s.

O lugar é um sucesso e Rick parece ter total controle da situação, até quando um antigo amor aparece, ela é Ilsa, que vem a Casablanca refugiada com seu marido Victor Lazlo, que é um bravo combatente aos nazistas e muito caçado por todo o território, chegando a Casablanca o principal desejo de Lazlo é arrumar uma forma de sair de lá, e para sair de Casablanca são necessários vistos, que Lazlo de maneira alguma conseguiria com as autoridades, e quem tem esses dois vistos para Lazlo e Ilsa saírem é Rick.

Agora o dilema: Rick dá os vistos para os dois e provavelmente nunca mais verá o seu amor, ou espera as autoridades darem um jeito de prender ou matar Lazlo e fica com Ilsa.

Vele também o destaque do simpático personagem Sam, interpretado por Dooley Wilson, o talentoso pianista e fiel companheiro e braço direito de Rick é sempre lembrado como uma das figuras mais carismáticas desse filme, fazendo uma interpretação magnifica de “As Times Goes by”

Bom, mais detalhes não darei, apenas deixarei a dica: Assistam este filme!

Agora falando das atuações maravilhosas dos protagonistas, individualmente cada uma delas:

Humphrey Bogart (Richard Blane)

Bem, vindo de Bogart é normal esperar grandes atuações, mas com a interpretação de Rick ele se superou completamente, passando muito credibilidade ao personagem, ele realmente entrou com a alma no negócio.

A interpretação de Rick foi praticamente perfeita, fazendo o papel de homem aparentemente sem sentimentos visíveis, mas por trás uma dor enorme pela paixão que não deu certo, fazendo uma comparação que com certeza vão achar absurda, ele fez o Dr. House dos anos 40, uma pessoa em momentos arrogante e irônica, mas por trás de tudo isso um ser muito sentimental e com um senso de moral admirável.

Para mim a melhor atuação de Bogart, superando The Maltese Falcon (1930) e The Treasure of the Sierra Madre (1948).

Ingrid Bergman (Ilsa Lund)

Ah Ingrid, a bela sueca do filme, com certeza uma das mais bonitas e charmosas atrizes da história do cinema, mas como muitas atrizes modernas não se escorava na sua beleza, tinha uma atuação dramática maravilhosa, nesta maravilhosa atriz vemos uma atuação muito teatral, que combinou muito bem com a atuação séria de Bogart, muito por isso o filme ficou tão harmonioso.

Ilsa é a moça não indecisa, mas algo parecido com isso, pois teve um lindo romance com Rick enquanto achava que Victor estava morto nos campos de concentração, mas com a volta de Victor teve de deixar Rick, claramente ainda sentindo algo por Rick, mas o verdadeiro amor dela com certeza era Victor.

Para concluir: Neste filme não temos definidos grandes vilões, talvez as autoridades locais, mas não á um ponto de chamarmos de vilões, o filme é um verdadeiro drama político, de situações vividas naquela época, ou seja, sobre tudo um filme histórico.


Publicidade