GF Noticias

O primeiro filme de terror da história

Autor: Leonardo Caprara 19 de agosto de 2012 0 Comentário

Bem, falarei hoje sobre aquele que talvez seja o primeiro filme de terror da história, que, além disso, é um ícone para o gênero e também para o grande movimento que foi o expressionismo alemão.

“O Gabinete do Doutro Caligari” é um filme que está às portas de completar um século, já que foi lançado em 1920 e se tornou uma grande influência para várias gerações e um grande objeto de admiração para os apreciadores de cinema.

A história é sobre tudo uma narrativa em flashbacks, que não fica muito bem explicada no começo do filme, onde só vemos Francis explicando para um homem que iria lhe narrar uma história bizarra. A partir daí começa a história de Caligari, um doutor que faz apresentações em feiras de ocultismo e outras bizarrices.

A apresentação de Caligari consiste em evidenciar Cesare, uma figura sombria, que segundo o misterioso doutor, está dormindo faz 23 anos. É durante uma apresentação em uma pequena cidade que Caligari desperta Cesare, que faz uma previsão horrenda para um dos espectadores, afirmando que ele morrerá na noite que está por vir.

E Cesare acerta, visto que o homem morre, e como consequência disso os dois, Caligari e Cesare, se tornam suspeitos, e aí começa a se desenvolver uma história incrível, com um dos finais mais surpreendentes da história do cinema.

Por que é considerado um filme de terror?

Bem, devido aos cenários sombrios (até então não havia sido feito nada parecido), e também pela trilha sonora apavorante. Esse conjunto constitui uma harmoniosa sinfonia teatral de terror.

Outra peça chave é Cesare, o personagem mais sombrio da história, com sua postura misteriosa, seus olhos frios, congelantes, fixos e medonhos e sua maquiagem pesada, que o credenciam como aquele que, talvez seja o primeiro “vilão” de filmes do gênero.

O Expressionismo alemão:

O filme é o maior ícone do expressionismo alemão, um movimento que durou de 1919 a 1924 aproximadamente, e que tinha como conceito a utilização de cenários distorcidos, com cores escuras e formas totalmente irregulares e muito desproporcionais, e podemos claramente ver isso em “O Gabinete do Doutro Caligari”. Por isso, junto com Nosferatu (primeiro “Drácula” da história) é considerado um dos dois maiores representantes deste grande movimento artístico alemão.

Quem fez:

O filme foi dirigido pelo grande diretor alemão Robert Wiene, quem fez um belo trabalho em Caligari, mas que também dirigiu outra grande obra alemã, o filme Raskownikow.

Outro que ajudou a construir essa grande obra foi Conrad Veidt, que no papel de Cesare nos presenteou com um dos personagens mais macabros da história. Mesmo que cheio de maquiagem, Conrad fez uma bela atuação corporal e facial, que se tornou inspiração para muitos outros filmes. Aliás, Conrad é especialista nisso, pois muito provavelmente o personagem Coringa (Batman) surgiu da atuação dele no também ótimo filme “O Homem que Ri”, em que ele fez um artista circense que, assim como o vilão Coringa, tem um problema facial, que o deixa com uma expressão de eterno sorriso.

Enfim, esta é uma bela obra e um dos precursores do terror no cinema. Vale a dica para vocês que apreciam um bom filme. Mas, se estiverem procurando por meros sustos superficiais, não assistam, pois este não é um filme de terror comum. É um clássico que deve ser apreciado em toda a sua profundidade.


Publicidade