GF Noticias

Conheça a história dos quadrinhos

Autor: Diego Frederici 12 de outubro de 2012 0 Comentário

Aproveitando que é Dia das Crianças, vou contar um pouco da história dos Quadrinhos, um tipo de arte que não atrai só os pequenos, mas também muito marmanjo por aí.

Dos mais famosos, como as produções dos estúdios DC, Marvel Comics, da revista japonesa Shonem Jump, passando pelos Estúdios Maurício de Souza, aos mais simples, feitos muitas vezes por desenhistas amadores e fanzines, que se destacam pela qualidade dos textos ou desenhos, os quadrinhos são populares e criativas formas de comunicação, considerada como nona arte.

Essa galera é da pesada!

Bom, mas como tudo tem um começo, primeira peço permissão de lhes “introduzir” (no bom sentido!) no universo das histórias em quadrinhos com um breve relato sobre as origens de uma das manifestações mais contundentes da cultura pop.

ORIGEM (A long time ago…)

A origem das histórias em quadrinhos é controversa. No Japão, podemos considerar que os primórdios do manga – quadrinhos japoneses – teve início ainda no fim do século XVIII, pelo artista Katsushika Hokusai. Na época, Hokusai ficou tão famoso pelas gravuras, que retratavam paisagens e pessoas, que suas obras ficariam conhecidas como Hokusai Manga (Caricaturas de Hokusai).

No ocidente, a história é outra. Alguns estudiosos e artistas consideram os trabalhos da primeira metade do século XIX como o ponto inicial das histórias em quadrinhos, como é o caso do suiço Rudolf T. Pffer, em 1827. Outros artistas, ao longo do século XIX, também contribuíram para o desenvolvimento da HQ.

Porém, a grande sacada veio em 1895, com a criação do personagem Yellow Kid, de Richard Outcalt. O que diferenciou Outcalt dos outros artistas? A introdução de balões de fala aos personagens das histórias. Um revolução na nona arte.

Esse bando de Supergirl exagerou nos anabolizantes viu…

O Brasil não ficou de fora e mostrou ainda na época um desenvolvimento precoce nas tiras e charges políticas por meio do italiano Angelo Agostini, que estreou em 1864 nas páginas do pasquim paulista Diabo Coxo.

Das origens até os dias de hoje a história em quadrinhos evoluiu, ganhando status de obra de arte e adaptações milionárias para os cinemas. Retratando o cotidiano de forma cômica, ou dramática – como nas tirinhas dos jornais – os quadrinhos firmaram-se como um importante meio de comunicação no século XX. Mas isso é discussão pra outro tópico. Até lá, não darei mole e deixarei vocês na expectativa… Até a próxima!

Ps: Para quem já quer logo botar a mão na massa, posto um vídeo do tipo ‘faça você mesmo’. Com ele, crie suas próprias histórinhas!


Publicidade