GF Noticias

Qual a origem do Dia de Finados?

Autor: Diego Frederici 2 de novembro de 2012 1 Comentário

O Dia de Finados é uma data celebrativa do cristianismo, especificamente dos católicos, que tiram um dia por ano para homenagear seus mortos.

Suas origens encontram-se no século V d.C, quando a igreja instituiu a necessidade da lembrança de seus mártires e devotos, por meio de uma oração, ao menos uma vez por ano. A data de dois de novembro, entretanto, veio apenas muito tempo depois, no século XIII d.C, no dia seguinte a Festa de Todos os Santos, outra data Católica, comemorada em primeiro de novembro.

Vale lembrar que trata-se de um feriado católico, portanto, nenhuma outra religião, nem mesmo outros seguimentos do cristianismo, como a revolta protestante, cultuam o dia.

O catolicismo brasileiro não é o único a prestar homenagens aos falecidos. No México, também no dia dois de novembro, comemora-se o Dia dos Mortos. Diferente da tradição cristã, entretanto, a celebração tem um tom festivo, e não saudoso e triste como aqui. No país norte-americano, a data é festejada com fantasias, principalmente de caveiras, comidas, doces, bolos e etc. A tradição é anterior a chegada dos espanhois, pois existem registros da festa nos povos Aztecas e Maias.

Quer ver como eles comemoram por lá? Dê uma olhada no vídeo abaixo.

1 comentário

  1. nao conhecia´

    muito bom

    parabens pelo blog


Publicidade