GF Noticias

Veja quem é o novo papa

Autor: Victor Palandi 13 de março de 2013 0 Comentário

Quem é o novo Papa? Continue lendo o artigo abaixo para descobrir quem é o próximo papa, que foi eleito no Vaticano nesta quarta-feira.

Quarta-feira, dia 13 de março, um novo católico tomará conta do maior cargo dentro da Igreja Católica. A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina às 15:05h e milhões de pessoas aguardam ansiosamente pela notícia: Quem é o novo Papa?

Quem é o novo Papa

O Papa só foi apresentado ao público após receber um juramento de fidelidade de cada cardeal. O protodiácono Jean-Louis Tauran apareceu na sacada para dizer a famosa frase: Habemus Papam.

O Papa escolhido foi o Jorge Mario Bergoglio, argentino de 76 anos da Arquidiocese de Buenos Aires, que escolheu o nome Papa Francisco.

Duas votações aconteceram pela manhã, mas não entraram em um acordo. Somente mais tarde que vários cardeais votaram no Jorge Mario Bergoglio, assim acabando com a eleição.

Como o Papa é eleito?

Para saber quem é o novo Papa, todos os candidatos tiveram que concorrer no que chamam de Conclave.

No conclave, todos os cardeais só podem se comunicar entre eles e não podem ter nenhum outro contato com o mundo externo. Eles fazem toda a cerimônia para, enfim, votarem no novo Papa.

Cardeais Brasileiros no Vaticano

O Brasil tem cinco cardeais que participaram do Conclave:  o Dom Odilo, de apenas 63 anos; Dom Geraldo; Dom João Braz de Aviz; Dom Cláudio; que foi cotado para substituir o João Paulo II há 8 anos; e Dom Damasceno.

Não foi dessa vez, o que é bastante injusto, pois o Brasil é o principal país católico do Mundo.


Publicidade