GF Noticias

Tipos de jardins #1: clássico francês

Autor: Leonardo Caprara 30 de setembro de 2012 0 Comentário

O jardim francês é o mais clássico de todos, caracterizado pela organização, simetria e geometria, muito comum no tempo da nobreza francesa onde demonstrava poder e superioridade em relação aos criados e não nobres da França e com os outros reinos como o Inglês (que vai ter seu tipo de jardim também exposto no próximo post).

Nesses jardins podemos notar características bem definidas, como por exemplo os tipos de terrenos, bem formados, os caminhos com cercas vivas as vezes formando labirintos com as passagens bem definidas e espaçosos corredores.

Como já falei são muito organizados e, em sua organização geralmente o colorido fica em espaços pequenos e extremamente delimitados, como por exemplo a utilização de canteiros de rosas nos extremos em pequenas floreiras entre cercas vivas ou pinheiros.

Jardim Francês

Um exemplo de jardim clássico da França é o de Versalhes que apresenta bela simetria e harmonia.

Jardim do palácio de Versalhes

Jardim de Versalhes

Apesar da grande beleza de tais jardins é preciso alertar pelo auto custo de manutenção, que deve ser muito intensa portanto o investimento é alto e qualquer um que disser que um jardim clássico não precisa de manutenção, vai estar mentindo.

Bem, semana que vem trarei o jardim inglês e provavelmente na outra o italiano, aguardem!


Publicidade