GF Noticias

Submarino Surreal

Autor: Marcio Andrade 20 de agosto de 2012 0 Comentário

Beatles em animação psicodélica volta remasterizada

Chega às lojas de todo mundo em DVD e Blu Ray a edição especial da animação “Yellow Submarine”, produção de 1968 baseada na música homônima dos Beatles. Um primeiro olhar na produção faz você perceber que o longa, apesar dos seus 44 anos, não envelheceu com o tempo e consegue até bater de frente com as atuais animações do cinema hollywoodiano.

A animação conta a história de uma cidade chamada Pepperland, que após ser invadida pelos “Malvados Azuis”, precisam de ajuda para derrotar esse mal. Com um submarino amarelo voador (hey, estamos nos anos 60, lembra?), o prefeito do lugar viaja por cidades do mundo em busca de ajuda, até desembarcar na casa surreal dos Beatles.

Apesar de estampar o nome da banda, os Quatro Rapazes de Liverpool mal se envolveram na produção do filme. De início eles não estavam tão satisfeitos com a animação e apenas disponibilizaram quatro músicas inéditas para a trilha sonora, além de algumas canções de seu catálogo. Para a “interpretar” suas versões animadas, atores foram contratados para dublá-los entre uma música e outra. O restante do trabalho musical ficou a cargo do produtor (e o quinto Beatle para muitos) George Martin, que em uma entrevista afirmou que Os Beatles agiram da seguinte forma na época: “Esta bem, vamos dar a esses caras a maldita trilha, mas sem nos estafarmos. Vamos colocar o que nos der na telha.” No final, o Fab Four gostou tanto do resultado que filmaram uma participação na sequência final do longa.

O filme é até hoje um marco para a animação, sendo inspiração para diversos artistas. Tanto que o diretor Robert Zemeckis (“Forrest Gump”, trilogia “De Volta Para o Futuro”) começou um projeto de refilmá-lo usando a tecnologia da captura de imagem. Infelizmente (ou felizmente, dependendo da pessoa), devido aos seus últimos trabalhos que usaram esta técnica conseguiram um resultado pífio nas bilheterias, o plano foi abortado.

A edição especial do longa vem com diversos documentários (um feito em 1968, além de entrevistas atuais dos envolvidos), é acompanhado de um livreto, fotos raras da época e amostra de desenhos. Essencial para o beatleamaníaco ou até para quem não conhece quase nada da banda, mas não deixa de curtir uma animação surreal ao estilo Bob Esponja.


Publicidade