GF Noticias

RS é o estado com mais mortes por câncer no pulmão

Autor: Leonardo Caprara 18 de junho de 2012 0 Comentário

No Rio Grande do Sul o câncer de pulmão está matando pelo menos 2.843 pessoas por ano, esse número é alarmante pois é 71,5% maior que o de homicídios e 40,4% das mortes de acidentes de trânsito.

O RS lidera com o número de mortes de 23 para cada 100 mil habitantes, no mundo essa situação é ainda pior, as mortes alcançam um número mais ou menos igual a da população de Porto Alegre, ou seja, morre cerca de 1 milhão de pessoas por dia pela causa de câncer no pulmão.

Em 80% dos casos o câncer é causado devido ao fumo, ou seja, se o fumo fosse erradicado essa doença seria praticamente rara, já que os fumantes têm de 20 a 30 vezes mais chances de adquirir a enfermidade.

Alguns pesquisadores acreditam que esse alto número na região sul se deva ao frio e também ao alto percentual de pessoas com obesidade, no caso do frio o cigarro ajuda a aquecer e realmente se torna melhor em regiões frias (também por isso foi muito usado na segunda guerra mundial) já o caso da obesidade é porque o cigarro ajuda no emagrecimento, pois tira muito o apetite, ou seja, a pessoa resolve um problema criando outro muitas vezes pior que o original.

Estimasse que uma pessoa tabagista viva cerca de 7 anos a menos que uma pessoa não fumante, mas esse número pode variar, geralmente piorando a situação pro fumante.


Publicidade