GF Noticias

Bom, nesse artigo vamos diferenciar para vocês a diferenças ente um agnóstico teísta e um ateísta, uma dúvida da maioria da sociedade, que hoje vamos esclarecer .

Vamos poupar a explicação de agnosticismo:

Agnosticismo é a visão de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível.O agnosticismo pode ser definido de várias maneiras, e às vezes é usado para indicar dúvida ou uma abordagem cética a perguntas. Em alguns sentidos, o agnosticismo é uma posição sobre a diferença entre crença e conhecimento, ao invés de sobre qualquer alegação específica ou crença. No sentido popular, um agnóstico é alguém que não acredita nem descrê (não nega a possibilidade) na existência de um Deus, ao passo que um ateu não acredita na existência de um ou mais deuses (mas também não necessariamente nega, como é o caso do ateísmo cético). Em sentido estrito, no entanto, o agnosticismo é a visão de que a razão humana é incapaz de proporcionar fundamentos racionais suficientes para justificar o conhecimento da existência ou não de Deus. (Fonte: Wikipédia)

 

 

 

 

 

 

 

Dentro dos agnóstico temos, os teístas e os ateístas.

Teístas: são os agnósticos que admitem não ter conhecimento sobre a existência de deus, mas que acha que existem mais possibilidades de deus existir, mesmo não tendo nenhuma prova e mesmo admitindo que provavelmente nunca haverão tais provas, sendo que na verdade ele geralmente não aceita as explicações religiosas sobre deus, apenas tem fé que algo existe.

Ateísta: O ateísta não acredita na possibilidade de existirem um ou mais deuses, e tem certeza disso, mas digamos que abre uma possibilidade de estar errado, aceitando que existe sim a possibilidade de existir, mas considerando ela mínima, praticamente inexistente.

Sendo assim, temos dois lados de agnósticos, podemos defini-los como agnósticos com fé e agnósticos sem fé.

2 comentários

  1. Caio disse:

    Eu mesmo fui criado no catolicismo e sendo de família de formação cristã, frequentei colégio católico (Imaculada Conceição – RJ).

    Mas quanto mais cresci, mais racionalizei meu modo de pensar, e à princípio me tornei um Agnóstico Teísta.

    Porém, quanto mais me perguntava, mais encontrava respostas que negavam aquilo que me fora catequizado.

    Hoje sou Agnóstico Ateísta, e me sinto feliz com essa forma de raciocínio.

    Por outro lado, encontrei um equilíbrio moral e social dentro de mim que me faz agir correto, sem que eu o faça sob o temor de ser um dia punido pelos meus atos em vida.

    Todavia, entendo que muitas pessoas necessitam de religião, pois elas precisam sentir-se compelidas a agir de forma ética e moral, imaginando que se não o fizerem serão punidas no “juízo final”.

    Eu penso que, não é meu trabalho provar a inexistência de qualquer divindade, nem questionar a fé dos outros.

    Muitas vezes, e nesse ponto me refiro quase que exclusivamente aos mais desafortunados, TUDO o que resta à essas pessoas é acreditar que depois de morrerem gozarão no paraíso tudo o que lhes foi negado em vida e prometido na “vida eterna”, de forma a se compensar todo o sofrimento que eles infelizmente tem em vida.

  2. Luiz Reis disse:

    Sou Agnóstico,desde que me entendo por gente,não sabia era o nome da “coisa”.
    Cheguei a fazer o Crisma sem ter certeza do que estava fazendo.
    Sou Teísta>Acredito na possibilidade do divino,mas também acredito em ets.
    Sabe lá.


Publicidade