GF Noticias

E se o mundo fosse ateu ?

Autor: Leonardo Caprara 27 de junho de 2012 18 Comentários

Se todos no mundo fossem ateus, as coisas seriam muito diferentes, as mulheres teriam direitos a uma vida normal no oriente, não haveriam guerras religiosas, mas alguns problemas também iriam aparecer.

Podemos dizer hoje em dia que as pessoas precisam de deus, na sua maioria não para satisfazer a fé das pessoas e sim para as pessoas se escorarem nos momentos de problemas, sem a figura de Deus, provavelmente grande parte da sociedade iria enlouquecer só de pensar no fato de que suas pessoas mais próximas não iriam para um lugar melhor, que o paraíso não existe e que quando a vida acaba, ela simplesmente acaba, e você não vai para um lugar melhor.

Então se todos fossem ateus o mundo iria se tornar um lugar só para os fortes, e a taxa de crimes iria cair muito, mas muito, pois o mundo seria um lugar incrivelmente mais justo, não haveriam mais tantos motivos para guerras e enfim talvez chegássemos a algo perto da paz mundial.

As taxas de crimes iriam cair por que as leis seriam muito mais rígidas, e não haveriam espaços para bandidos na comunidade, com leis fortes e realmente opressoras ao crime, com certeza ele iria se acabar, junto com isso os preconceitos também iriam acabar, pois querendo ou não os preconceitos vem de própria igreja historicamente.

O dinheiro das religiões seria bem melhor distribuído e junto com o dinheiro da corrupção que iria diminuir muito com as leis mais rígidas e com a pena de morte, esse dinheiro junto iria tornar a sociedade mais igual, com oportunidades para todos.

Mas como disse, algumas pessoas não aguentariam sem uma figura como Deus para sustenta-las, portanto essa ideia de um mundo ateu provavelmente nunca aconteça.

E você, oque acha que aconteceria ? Deixe sua opinião nos comentários (educadamente por favor).

18 comentários

  1. Franklim disse:

    Cada um fala o que quer. Viva a democracia.
    Concordo em partes e discordo em outras.

  2. Leonardo Caprara disse:

    Franklim
    Está certo. Obrigado pela participação.

  3. Leonardo disse:

    Concordo com vocês, entretanto eu tenho uma proposta diferente.
    Em vários círculos está “na moda” discutir o paradigma de um mundo ateísta. Mas quantos já pensaram se o mundo fosse genuinamente Cristão? Genuinamente, não por medo, por imposição ou para auferir qualquer lucro.
    Não teríamos armas, prisões ou mesmo guerras. A questão da “vida” após a morte estaria resolvida, não haveria fome ou miséria.

  4. Victor Palandi disse:

    O Brasil é considerado cristão e tem diversos problemas… A própria Igreja é corrupta. Seria muito pior um mundo cristão do que um ateu, na minha opinião.

  5. Leonardo Caprara disse:

    Leonardo
    Além de toda corrupção da igreja, dos casos de pedofilia e tantas outras coisas, o mundo seria extremamente chato, iriamos acabar o tempo inteiro na igreja.

  6. Marcos disse:

    Segundo entendi a sua proposta, você supôs que ninguém acreditaria Nele, mas não disse se ele continuaria existindo ou não. O mundo com certeza seria bem pior. Imagine, se todos fôssemos materialistas (partindo da ideia de que se não há Deus, também não há vida após a morte), se todos acreditássemos que a vida é única, é o momento, o egoísmo reinaria. Para que pensar no próximo? Vou ser feliz agora. Sexo? Sempre, não importa com quem, quando, se há sentimentos ou não. Dinheiro? O principal, seria imprescindível para sermos felizes. Porém, Deus não nos consulta para fazer suas leis. No fim, todos nos daríamos mal.

  7. “Podemos dizer hoje em dia que as pessoas precisam de deus, na sua maioria não para satisfazer a fé das pessoas e sim para as pessoas se escorarem nos momentos de problemas”
    É muita presunção afirmar que as pessoas só precisam de Deus para superar seus problemas. O verdadeiro crente não busca Deus só ha hora da desgraça, mas sim vive uma paz fundada no amor de Deus, o que inclui ser grato pelas bençãos. É uma visão de vida muito positivista, ao contrário do que os ateístas gostariam de admitir.

    “Então se todos fossem ateus o mundo iria se tornar um lugar só para os fortes”
    Sim, claro, pois todo ateísta é uma pessoa forte. Reconhecer seus limites e fraquezas, isso sim é demonstração de força.

    “o mundo seria um lugar incrivelmente mais justo” “As taxas de crimes iriam cair por que as leis seriam muito mais rígidas”
    A justiça humana leva a frieza, devido a sua rigidez. No Novo Testamento por exemplo, Jesus condena os fariseus, judeus fundamentalistas que pregavam a rigidez da lei, mas que não tinham Deus no coração e amor pelo próximo. O que você borda como mundo perfeito e próximo da paz mundial na verdade seria um mundo sem misericórdia, onde quem ousasse sair da linha por um segundo seria rapidamente condenado pelos outros (muitas vezes à morte). Quem nunca saiu da linha por um segundo que atire a primeira pedra.

    “os preconceitos também iriam acabar”
    Ao afirmar que o mundo sem religião seria um mundo de pessoas fortes e mais justas você demonstra seu preconceito. Para esse seu mundo dar certo e ninguém ter preconceito em relação a ninguém seria preciso que todos pensassem exatamente da mesma forma, o que rapidamente levaria a um mundo “extremamente chato” como nosso colega Leonardo sugeriu.

    A arrogância da maioria dos ateístas demonstra claramente que um mundo baseado nos pensamentos deles seria um mundo sombrio.
    Deus nos livre de um mundo assim!

  8. Victor Palandi disse:

    A Suécia tem sua população quase na totalidade ateísta e é desenvolvido. Os 5 primeiros colocados na lista da Forbes de mais ricos do Mundo são ateus. Angelina Jolie ajuda tantas crianças africanas e não espera uma aceitação divina. Muita coincidência? Acho que não.

  9. Bruno disse:

    Meu caro Fernandes, percebe-se que não faz idéia do que diz. Aliás, só falou merda.

  10. Pedro disse:

    Engraçado vc citar a Suécia como desenvolvida. Economicamente é sim, mas também temos que considerar que lá é um país com o maiores índices de suicídios do planeta. Mundo materialista e ao mesmo tempo destruidor.
    São ateus os mais ricos pois acreditam cegamente que a vida é somente esta, então tudo que fizer, está valendo, como passar por cima de pessoas, amigos e usar métodos questionáveis para se chegar ao topo do materialismo.
    Se formos parar pra pensar, o dinheiro é o Deus desse mundo. Ele que dita oq fazemos, falamos, comemos e é ele que nos motiva.
    Infelizmente muitos tem que chegar a beira da morte, para questionar os verdadeiros valores da vida.

  11. Victor Palandi disse:

    Pelo menos o dinheiro, que é o Deus desse mundo, pode ser tocado, visto e usufruido. E valores da vida é diferente do que estamos discutindo, que é Deus. Nessa ultimo frase, concordo com você.

  12. Caro Bruno.
    Contra tantos argumentos realmente é difícil ter mais algo a falar.

  13. Bruno Ribeiro disse:

    Bem… Concordo com certas partes e descordo em outras. um mundo melhor talvez.
    que o humano em si próprio precisa acreditar em algo para poder vencer. Puriso apenas acreditar em si mesmo teria uma vitoria a cada dia…
    Mais em fim.
    Por min pode se o mundo ateu ou não. o que basta para minha opnião é um mundo sem guerras futeis pelo meu visto x.x’

  14. NameROB disse:

    SIMPLESMENTE SE NAO HOUVESSE OS ESCOLHIDOS NAQUELES DIAS NENHUMA CARNE SE SALVARIA DISSE JESUS OU SEJA NOS DIAS DE HOJE DEIXA DE SER IDIOTA E TEMA O SENHOR DEUS SOBRE TUDO E SOBRE TODOS VC ACHA UQE EXISTIRIA A RAÇA HUMANA QUE FOI CRIADA POR ELE SE O MUNDO FOSSE ATEU DEUS DESTRUIRIA NAO VE EM SODOMA E GOMORRA OU NA BABILONIA OU MESMO ANTES DO DILUVIO DEUS DESTROI E NAO PERMITE E O QUE VAI ACONTECER DE NOVO AGORA POR O SER HUMANO SER BURRO E IGNORANTE E NAO ACEITAR A DEUS POIS SOMOS A CRIAÇAO FEITA POR ELE

  15. Evandro, sinceramento concordo com o que diz, o autor pecou um pouco em não observar os contra pontos de seu texto, otima discussão, mas o caso é esse: No mundo proposto pelo autor, o mundo “ateu” deveriam haver somente “ateus” e nenhuma pessoa conseguiria mudar o que é, mesmo querendo, n conseguiria ser cético, questionar o que está, no caso, claro e perguntar pelo contrario.

    Por mim, o autor trocou algumas palavras, em “se todos fossem ateus o mundo iria se tornar um lugar só para os fortes” ele quiz dizer isso “se todos fossem unicos em religião o mundo iria se tornar um lugar só para os puros” pois assim independentemente de religião nenhum mal iria prevalecer, o bem absoluto controlaria a mente do ser humano, ressaltando o que eu tinha dito como resposta para o Leonardo Caprara.

  16. Meu amigo, você é um derrotado só pelo fato de se curvar perante um limite e uma fraqueza ou ter de se apoia em um deus para supera-los.
    Você fala de misericórdia, mas o seu próprio deus esta com sua ficha muito suja no antigo testamento. E como você próprio citou, Jesus condenou os fariseus. Mas não temos que perdoar os nossos iguais?
    Você esta fazendo uma comparação com preconceito e pensamentos, sendo que um é uma atrocidade é o outro é livre arbítrio, todos têm o direito de pensar diferente, ate o momento que você não inflija os direitos do próximo.
    Deus é uma ideia, um porto que os outros procuram para se apoiar, crentes lutam e batalham para superar seus limites e no final dão as graças a deus por ele ter “iluminado” seu caminho e “ajudado” nos momentos de necessidade!
    Vamos ser realistas, se essa vida não é nada, porque passamos por ela? Já que deus é onipotente e onisciente ele já sabe que caminho vamos tomar porque dizem que ele nos fornece livre arbítrio?

  17. Marcus Vinicius Silva disse:

    Meu amigo, você falou tantas atrocidade que me deu ate desgosto de ler seu post.
    Primeiro que todo ateu já não acredita que exista um deus.
    Então se o mundo fosse ateu, deus continuaria não existindo!
    Bill Gates doou 1/2 de sua fortuna pra caridade, isso é egoismo?
    Não se você já seu sobre A Pirâmide de Maslow, nela Maslow faz menção de uma gama de fatores que nos precisamos para alcançar a felicidade, você precisa de um trabalho, uma vida social, etc.
    Não é jogar as mãos pro alto e transar a doidada, você tem que respeitar leis impostas pela sociedade!

  18. Franbogado disse:

    Falou-se em “Deus” aí explodem comments e opiniões! Linhas e linhas são digitadas para tentar provar, assustar ou convencer a outrem de algo que, em certo ponto, ate nos mesmos duvidamos!
    De cara: Isso é apenas uma questão de opinião!
    Para os crentes e ateus: A opinião e os fatos não dormem na mesma cama.


Publicidade