GF Noticias

Ah, os tempos do fliperama! Quem hoje não lembra, com saudade, da época em que, depois da escola, iamos num bar, ou no flipper, jogar o bom e velho Street Fighter 2? E quando saiu o Playstation? Passar a tarde jogando Tekken, numa locadora que cobrava por hora, parece mesmo coisa estranha, em tempos de internet e redes sociais.

Os saudosos desse tempo – que não está tão distante assim, vamos combinar – recebem com alegria, e grande expectativa, um jogo que une duas das maiores franquias de lutas. Street Fighter x Tekken, promete sacudir o mercado de jogos eletrônicos em 2012, mostrando que os games da velha guarda ainda tem bastate fôlego para competir com outros estilos que estão bombando, como os rpg’s e jogos de estratégia.

Eh saudade do Street Fighter 2…

Lançado em 1991, Street Fighter 2 foi um sucesso mundial. O fato do jogador viajar pelo mundo, desafiando lutadores que carregassem os estereótipos de cada país, só não era mais inovador que os comandos dos golpes: movimentos realizados nos controles manuais dos fliperamas – como meia lua para frente, para trás e etc – são copiados até hoje por muitos outros games famosos, como The King of Fighters, por exemplo.

Tekken não ficava atrás. Como um dos principais títulos do então desconhecido videogame da Sony, Playstation, o jogo deu as caras primeiro nos arcades, em 1994 e, só no ano seguinte foi para o console doméstico. E como Street Fighter, também chegou com uma proposta inovadora e ousada, ao imprimir um realismo impressionante nas lutas. Nada de bater desesperadamente. Aqui é preciso aplicar os golpes de forma cadenciada, além de se defender, num empolgante jogo de luta 3D. Uma revolução na época, sem dúvidas!

Esse eu pagava um real pra tia da locadora e jogava uma hora de Tekken no Playstation hauhua

De primeira, uma pergunta: como misturar o estilo 2D de Street Fighter com 0 3D de Tekken?

Na verdade, dois jogos estão previstos. Street Fighter x Tekken (que já foi lançado para PS3, XBOX 360 e PSVita) e Tekken x Street Fighter, que ainda não possui data de lançamento. A diferença de um para outro? O primeiro seguirá a linha de Street Fighter IV em relação a jogabilidade, que sua criadora Capcom define como ‘2.5D’, que mistura um pouco dos estilos 2D e 3D. Já o segundo, da produtora NAMCO, aplicará a jogabilidade clássica de Tekken, em 3D.

É Ryu… Nem só de fama vive o lutador. No Street Fighter x Tekken vai ter que ralar negô

Aqueles que jogaram Marvel Super Heroes, também da Capcom, vão se sentir em casa. Street x Tekken traz um conceito similar ao jogo dos super heróis em quadrinhos, as GEMS. É possível configurar essas joias, e usa-las para melhorar o ataque, a defesa e até mesmo recuperar a energia. As lutas, como em Marvel x Capcom, são em duplas, e os gráficos lembram Street Fighter IV, mas num tom um pouco mais escuro, que dá a impressão do corpo dos lutadores ter sido plastificado.  Não que seja totalmente ruim, mas eles poderiam ter caprichado mais…

Um soldado norte americano, um homem-leopardo e um tiranossauro rex no fundo? Bem…

Agora, sem dúvida, um ponto forte do jogo são os personagens. A Capcom acertou ao disponibilizar um grande número deles. Claro que Ryu, Ken, Chun-Li e companhia marcam presença do lado do Street Fighter. Jin, Kazuya e o leopardo King encabeçam os lutadores da franquia 3D, além de lutadores novos, como Poison e a volta de Rolento, de Final Fight e Street Fighter Alpha.

Como todo brasileiro, Blanka gosta de calor humano

Mesmo não sendo um jogo que defina os rumos dos títulos de luta, como foi Street Fighter 2 e o primeiro Tekken, Street Fighter x Tekken vale a pena por ser aquilo que um  game deve ser em primeiro lugar: uma opção de entretenimento, que garante horas de diversão. Resta agora a pergunta: será que Tekken x Street Fighter poderá superar as expectivas do primeiro crossover? O tempo dirá. Até lá, veja o vídeo abaixo, e faça sua aposta.


Publicidade