GF Noticias

Spinning: Uma saudável mania

Autor: Elkia Carminati 25 de setembro de 2012 0 Comentário

Pedalar, percorrer trechos de descidas rápidas, retas e longas subidas. Essas são as principais características do ciclismo. O spinning (vem do inglês, ato girar ou pedalar), também conhecido como Ciclismo Indoor e uma modalidade esportiva que surgiu nos anos 80 nos Estados Unidos e que gerou milhares de adeptos em todo o mundo.

Aula de spinning ao ar livre (Imagem meramente ilustrativa retirada do google imagens)

O principal objetivo é o aumento do condicionamento cardiovascular por meio do controle da FC (Frequência Cardíaca) que varia de acordo com o indivíduo. A modalidade é intensa e prazerosa e exige bastante dos seus adeptos por isso deve ser praticada de forma segura e sempre respeitando os limites.

A modalidade é praticada em grupo com ajuda de uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a atividade. A bicicleta já vem com resistência onde e ajustável conforme o treino.

O treino é composto por vários percursos e com músicas vibrantes que geralmente combina com o ritmo a ser utilizado da bicicleta.

Entre os principais benefícios para os praticantes é o alto gasto calórico chegando a 700 calorias em um indivíduo adulto com idade média de 30 a 35 anos.

Para os iniciantes é recomendável que chegue com antecedência de pelo menos 1 hora antes de iniciar o treino. Para que as duvidas possam ser esclarecidas com o professor. O aluno deve sempre trazer a sua garrafa de água para que possa se hidratar durante o exercício. Uma toalha para absorver o excesso de suor e manter suas mãos secas.

Recomenda-se tanto aos atletas quanto aos iniciantes o uso de frequencímetro para que possa ser feito o monitoramento da frequência cardíaca. Com a utilização deste aparelho e possível verificar a intensidade do treino de acordo com as orientações do professor.

Para toda atividade física a alimentação e muito importante por isso recomenda-se uma alimentação leve e de fácil digestão. Alimenta-se com o intervalo de pelo menos 1 hora antes do treino.

QUAIS OS BENEFÍCIOS CAUSADOS AOS PRÁTICANTES DO SPINNING?

Melhora na parte cardiovascular

Melhora da resistência aeróbia e anaeróbia

Melhora nos níveis de força dos Membros inferiores

Aumento de hipertrofia Membros inferiores

Melhora de hipertrofia e força das articulações Membros inferiores

Muitos benefícios relacionados ao emagrecimento

Melhora sensíveis dos níveis do stress

Melhora nos níveis colesterol – LHL

Melhora da parte cardiorrespiratória

Pode ser praticado por diversas pessoas que não tenha restrição médica

Melhora na depressão, ansiedade, diabetes, problema de pressão alta, etc.

 


Publicidade