Dias atrás foi divulgada uma pesquisa indicando que boa parte dos nossos universitários tem dificuldade para ler, isso mesmo: Dificuldade na leitura. Mas, não é a dificuldade que você está pensando, é dificuldade na interpretação e compreensão do que foi lido.
Quando um jovem lê o texto, ele apenas lê, aí está o problema, muitas vezes a preguiça ou a falta de hábito faz com que os jovens não prestem atenção no que foi lido e ao finalizar a leitura não conseguem nem sequer comentar sobre o que foi lido.
Mas, como mudar isso? É algum tipo de transtorno? Depende, porque na maior parte dos casos podemos dizer que o único problema é a falta de hábito, uma boa dose de leitura seria a “solução”, aí entramos em outro problema: O que ler? Sem desmerecer as leituras obrigatórias de vestibular, ou aqueles artigos científicos escritos na norma culta, um leitor iniciante (independente da idade) deve começar pelo que gosta, pelo que se interessa. Exceção para os casos de transtornos que merecem outros cuidados além desses.
Quantas vezes não ouvimos pessoas dizendo: Não gosto de ler! “Mas, gosto de academia, gosto de malhar”. Pois bem, comece lendo textos, livros e reportagens sobre musculação e assuntos que te interessam.
A verdade é que muitas vezes alunos são traumatizados dentro de escolas que tratam a biblioteca como prisão e a leitura como obrigação, o que na verdade deveria ser lazer, entretenimento, afinal, um livro nos leva para vários lugares, sem sairmos do próprio lugar.
O que está esperando? Comece a ler sobre assuntos que te interessam, garanto que aqui no GF Notícias você irá encontrar muitos deles…