GF Noticias

A Ilha de lugar nenhum.

Autor: Jessica Louredo 21 de agosto de 2012 1 Comentário

Foto site nowhereisland.org

Já se imaginou como cidadão de uma outra Nação? Um lugar onde qualquer um pode fazer parte e se inscrever com apenas um clique? Pois bem, esse dia não é mais utópico. Em 25 de julho de 2012 chegou em Weymonth , no sudeste da Inglaterra, para a abertura da competição de velas das Olimpíadas de Londres deste ano, uma pequena ilha rebocada por um navio vindo do norte da Noruega.  Por ser considerado um lugar neutro, pois nunca foi mapeada. Essa Nação-Ilha é apontada como território de qualquer pessoa, ou seja, qualquer um pode se tornar membro de Nowhereisland. Basta entrar no site nowhereisland.org e fazer sua inscrição com direito a um certificado de mais novo cidadão local.

Apoiada pelo conselho de Artes Londrino, Nowhereisland foi idealizado pelo artista Alex Hartley que em 2004 em expedição pelo Ártico, encontrou esta porção de terra e como aparentemente não pertencia a lugar algum, depois de realizar o mapeamento geográfico, escreveu uma carta para o governador de Svalbard, na Noruega, solicitando o direito de nomear a ilha. E ele foi além, conseguiu em 2010 permissão para transportar  uma pequena parte dela.

Com esse projeto Hartley teve a ideia de levar arte a partes extremas do globo onde um museu itinerante foi instalado em cima da ilha. Aspectos ambientais também foram analisados, onde pesquisas a respeito dos impactos da mudança climática sobre o meio ambiente foram uma das pautas desta expedição .

Porém, criar uma nova Nação não é assim tão fácil, foram feitas muitas pesquisas a respeito da constituição e embaixada de Nowhereisland. Além de várias críticas ao projeto que contou com uma soma de milhares de libras para ser concretizado, em um tempo onde a economia não vai nada bem. Nowhereisland pode não trazer alegria aos críticos mas com certeza traz curiosidade . Mais de dezenove mil pessoas de todo o Mundo já se inscreveram como cidadãos da Ilha de Lugar nenhum.

1 comentário

  1. Muito bom adorei … texto muito bem escrito e de uma excelente criatividade… Parabéns…


Publicidade