Hoje é dia 8 de setembro e faltam exatamente 114 dias para acabar o ano. Pode-se dizer que é o dia que marca o primeiro registro oficial de nascimento de sêxtuplos, a fundação do município de Mafra em Santa Catarina, o dia da Nossa Senhora da Saúde( aqui no Brasil), a fundação da Universidade de Harvard . São tantos marcos para um único dia mas que acabam passando meio despercebidos tendo em vista que o dia anterior é historicamente uma das dadas mais importantes para o Brasil. Mas gostaria de ressaltar que hoje comemora-se também o dia Internacional do Jornalista e esta data foi escolhida em homenagem ao Jornalista Checo Julius Fucik, o que é importante pois ele defendeu a liberdade de imprensa em uma época ditatorial.
Após a 1ª Guerra Mundial com a derrota da Alemanha, o país se encontrava totalmente fragilizado. E foi nesse momento que Adolf Hitler, líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que de socialista não tinha nada, viu a oportunidade de inserir sua ideologia tentando mostrar aos Alemães que a única maneira de reerguer o país era com um único líder . E sua ideologia se fundamentava em uma única raça, denominada ariana, onde todo o resto como judeus, comunistas, homossexuais, ciganos, deficientes físicos, negros deveriam ser perseguidos e exterminados.
Hitler comandou a Alemanha na 2ª Guerra Mundial e foi nesta época que o jornalista Julius Fucik membro do partido comunista da antiga Checoslováquia, se colocou contra o movimento Nazista liderado por Hitler. O jornalista defendia a liberdade da informação e era contra a opressão e a perseguição á minorias imposta por ditaduras como o fascismo e o nazismo. Porém, acabou sendo preso e morto por nazistas em 08 de setembro de 1943. Então, esta data foi escolhida recentemente pelas Nações Unidas como o Dia internacional do Jornalista e simboliza a “liberdade” da imprensa.
No Brasil, também comemoramos o dia do jornalista em 07 de abril, data instituída pela Associação Brasileira de Imprensa. Mas hoje o Mundo comemora o dia dos profissionais que ajudam a escrever e a contar a nossa história.