GF Noticias

Como criar uma senha segura

Autor: Desirée Amaral Machado 23 de agosto de 2012 1 Comentário

Em tempos em que para quase todos os acessos pessoais na internet é necessária uma senha, é essencial saber fazer uma que seja segura o suficiente para proteger suas coisas, seja o e-mail ou a conta do banco. Confira algumas dicas de como criar uma senha segura.

O primeiro passo é verificar qual o nível de importância o conteúdo a ser protegido tem. Para o e-mail pessoal, por exemplo, não há tanta necessidade de uma senha complexa como para acessar o internet banking. No primeiro caso, a senha pode ser de apenas seis caracteres e não deve ter uma sequência lógica com repetição, fica mais seguro se for uma mescla entre número, letras (maiúsculas e minúsculas) e, caso dê, símbolos (como # , _ , @, -, / e afins). No caso da senha bancária os mesmos caracteres se aplicam, só alterando de seis para pelo menos oito.

Criar uma senha segura também significa dizer que ela é forte, algumas recomendações devem ser seguidas na hora de defini-la. Uma senha forte tem pelo menos oito caracteres; não contém seu nome de usuário, seu nome real ou o nome da empresa, assim como também não é uma palavra completa; é muito diferente da senha que se tinha anteriormente; tem caracteres que variam entre letras maiúsculas, letras minúsculas, números e símbolos.
Para memorizar uma senha forte siga essas dicas: crie uma sigla de uma informação que seja fácil para você lembrar, como, por exemplo, Nascimento do meu filho é 12 de dezembro de 2004, a senha poderia ser Nmfe12/Dez,4. Substitua letras por símbolos, e pode usar espaços também, outro exemplo a partir daquela frase poderia ser NasMe F1lhOeh 12124.

Seguindo essas sugestões fica simples criar uma senha segura.

1 comentário

  1. Olá Desirée,

    Gostei muito do seu artigo. O que me intriga nesse assunto de senhas é que por exemplo, eu mesmo não consigo mais viver sem um caderninho de mão onde tenho praticamente td anotado. Nós Marketeiros e Blogueiros temos muitos serviços para usar e é necessário a criação de uma grande volume de cadastros ( e isso porque ainda estou no começo ) que chega uma hora que fica impossível administrar tudo isso.

    Minha pergunta para você é: Há algum serviço de internet cloud ou algo parecido, seguro na própria web para fazer ess gestão de senhas?
    Fico no aguardo.

    Até breve.


Publicidade