GF Noticias

Pesquisa revela aumento do número de turistas no Brasil

Autor: Diego Frederici 7 de novembro de 2012 0 Comentário

Fala sério, quem não curte se desligar um pouco da rotina, do trabalho e dos problemas domésticos, e curtir um fim de semana na praia, admirando o mar e sentindo a brisa no rosto, ou passar algum tempo no interior, de preferência numa cidade pequena, onde todos se conhecem e se cumprimentam, como se fossem amigos de longa data ou mesmo membros da própria família? Decerto, pouquíssimas pessoas não se entregariam a uns poucos dias que lhe pudessem proporcionar uma quase completa alienação dos compromissos para recarregar as baterias, e voltar com tudo para mais uma etapa da batalha diária que é nossa vida.

No Brasil, por exemplo, as pessoas tem viajado mais e mostram querer fazer isso mais vezes. Numa recente pesquisa levantada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de brasileiros que viajaram aumentou em 14,5% em 2011 em relação a 2010. A mesma pesquisa revela dados interessantes, como o fato de que uma a cada três famílias afirmam desejar fazer um viagem e metade delas pretende ir para o mesmo destino, no mesmo ano, pelo menos mais uma vez. Não por acaso, mas essa curva ascendente vem de encontro as melhores condições de vida e lazer que os habitantes do Brasil gozam nos últimos anos.

Outras conclusões interessantes dizem respeito a velhos preconceitos que algumas pessoas ainda nutrem, que, como qualquer outro sentimento nesse sentido, não possui base científica alguma. Segundo o estudo da FGV, até 2008, 44,4% das pessoas diziam que as viagens aéreas tinham sua preferência. Em 2011 este número saltou para mais 60% dos viajantes que declaram sentirem-se mais confortáveis ao escolherem o avião. Em linha oposta, o passeio de carro parece sofrer um declínio, quando apenas 23,7% dos entrevistados afirmaram que preferem esse tipo de transporte, mais de 13% a menos do que na pesquisa anterior.

Nosso país, tido com uma das maiores concentrações de belezas naturais do planeta, tem seu fluxi conhecido de turistas não apenas de brasileiros que querem conhecer melhor seu país, mas também uma presença maciça de estrangeiros, num mercado que movimenta bilhões de dólares. Apenas nos três primeiros meses de 2012 – entre estadia, alimentação, gastos diversos e etc – os gringos deixaram por aqui mais 1,9 bilhão de dólares. Um dado interessante é que até nesse aspecto nossa balança comercial é positiva: o brasileiro, quando viajou ao exterior, gastou 1,6 bilhões. Nossas terras atrairam 300 milhões de dólares a mais que as terras dos outros.

Bom, com um mercado tão aquecido, e tantas pessoas dispostas a proporcionar a família momentos inesquecíveis, o que você está esperando? Presenteie seus entes queridos, e você mesmo, com uma viagem no final do ano. Qualidade de vida a um preço justo!


Publicidade