GF Noticias

O 4-2-3-1 no atual momento do futebol brasileiro

Autor: Leonardo Caprara 18 de abril de 2012 0 Comentário

Hoje vamos falar um pouco sobre conceitos do futebol moderno, focando principalmente nas táticas que viram modinhas, como por exemplo o 4-2-3-1, que é a última moda do futebol.

De tempos em tempos surgem algumas táticas modinhas no futebol, como a pouco tempo atrás virou moda tudo o quanto é treinador usar 3 atacantes, mas nada comparado com o 4-2-3-1, que parece que entrou na cabeça dos treinadores e não sai mais.

Não tenho nada contra essa tática, só acho que os treinadores poderiam usar suas táticas favoritas ao invés de modinhas, como essa, em que você usa o seu terceiro meio para encostar no centroavante.

A tática até que é boa, mas vai perdendo a efetividade, pois grande parte dos clubes brasileiros a usam, e os que não usam tem tudo para usar, pois se você lançar um 3-5-2 ou 4-3-3 a imprensa com certeza vai reclamar, pois foi imposto que as táticas certas são o 4-2-3-1 e seus derivados.

Para os treinadores brasileiros, esperamos algum tipo de inovação tática, algo exclusivo, que dê uma cara para o time, ao invés de usar algo já programado, como são essas táticas.

Um exemplo claro é a dupla Gre-Nal, que com seus respectivos treinadores usam uma tática muito semelhante em quase todos os aspectos, só mudando as peças que Luxemburgo e Dorival tem a sua disposição.


Publicidade