GF Noticias

Com a chegada dos mega eventos esportivos no brasil e os eventos que servem de laboratório ( conferências, shows internacionais, culturais – carnaval/reveillon e marchas ) nos próximos anos temos a oportunidade única de melhorar a qualidade das equipes de segurança que darão suporte operacional.
Sou consultor de segurança da gna consultoria e serviços ltda em são paulo e tenho a conta das novas marcas esportivas clube e cartão do torcedor e cartão olímpico e além de ser um torcedor doente pelo verdão do parque antártica e da nossa seleção canarinho venho estudando um novo conceito já utilizado na europa de experiência de segurança amigável.
Durante a copa de 2010 diversas equipes de operadores de segurança pública estiveram na áfrica do sul e iniciaram o trabalho para que os governos federal estaduais e municipais estejam integrados para a garantia de ambientes seguros e agradáveis para os jogos. O que se espera é que as competições possam deixar um legado de melhorias de médio e longo prazos em diversos setores e principalmente nos sistemas de segurança das grandes cidades sedes, fato que questiono pois com os jogos pan americanos de 2007 vimos pequenas melhorias na cidade do rio de janeiro, a segurança humana fica sempre relegada a segundo plano.
É preciso um minucioso planejamento de segurança, com uma análise de cenário prospectivo profissional e levantamento dos fatores de risco envolvidos que está sendo feito por especialistas internacionais e brasileiros em gerenciamento de riscos e segurança de grandes eventos esportivos em cooperação com o governo brasileiro baseado em normas técnicas e legislação aplicada.
As operações de segurança pública e segurança privada estão mostrando uma nova face mais amigável, o profissional de segurança deve ser qualificado e além dos aspectos operacionais deve ser receptivo e muitas vezes dominar outras linguas, ser gentil e prestativo – orientador e facilitador – preventivo.
Em algumas pesquisas vemos que o treinamento de policiais amigáveis é fato no brasil, a visão do comunitário e do pacificador já estão sendo aplicados em são paulo, rio de janeiro, salvador e brasília.
Os maiores riscos segundo os especialistas centro internacional para a segurança do esporte ( icss ) são os assaltos e furtos, o treinamento de policiais e monitores de segurança dos estádios não deve ser para somente prevenir crimes mas para lidar com torcedores de uma forma amigável. o grande desafio será transmitir a filosofia do evento para milhares de profissionais além da redução dos indicadores criminais.
Segundo o sr. heinz palme ( consultor de negócios esportivos ) durante a feira soccerex no rio de janeiro , a segurança deve deixar um legado , pois os eventos esportivos criam clima positivo, e devem permanecer durante anos.
A dimensão do evento é o grande desafio, é preciso desenvolver um conceito para todas as áreas baseadas nas regulações da fifa e nas necessidades das autoridades locais.
O brasil precisará ter pessoas treinadas e capacitadas para diversas funções, as exigências serão muitas, precisaremos ter stewards ( espécie de monitor treinado para zelar pela segurança das arenas ), para cada arena serão mil monitores. É preciso transmitir uma nova filosofia ( fazer amigos e surpreender ) para voluntários, stewards e policiais.
O convite à celebração deve ser a filosofia da copa de 2014, pois temos um povo festivo e anfitrião.
Não deve ser descartado o risco de atentados terroristas, fato que afetaria a imagem do brasil no mundo e a preparação das forças policiais e operações especiais está sendo intensiva. O col ( comite organizador local ) e a fifa não querem policiais dentro dos estádios e dentro da zona de acolhimento do torcedor , a segurança deve agir de forma calma e suave.
Temos conhecimento de que foi realizada a primeira reunião entre as entidades de classe e de sindicatos de segurança privada das 12 cidades sede com a gerência geral de segurança do comitê organizador local da fifa no rio de janeiro. Qual o modelo de segurança a ser implementado nas copas das confederações e do mundo. como serão contratadas as empresas? quem está organizando o curso de extensão para grandes eventos?
Apenas vigialantes habilitados pela polícia federal com cursos de extensão e desarmados estarão dentro das arenas, nas áreas de circulação de pessoas, estacionamentos, e no controle do acesso , o curso está sendo elaborado com base no regulamento da fifa, materiais nacionais e internacionais e conhecimento de especialistas.
A conclusão é que a integração entre as forças de segurança pública e segurança privada seja fato e na assimilação desta filosofia de experiência de segurança amigável, que desde já podemos aplicar em nossas empresas e organizações onde o porteiro, o vigilante, o supervisor e coordenador devem ser modelos e exemplos de profissionalismo, mostrando a qualidade na prestação dos serviços e a eficiência de um simples gesto do sorriso e da amizade e confiança.

Ulisses Ferreira do nascimento, gsp, mbs, CES
consultor da gna consultoria e serviços ltda


Publicidade