GF Noticias

O julgamento do papa Formoso: vergonha da igreja católica

Autor: Leonardo Caprara 1 de dezembro de 2012 1 Comentário

Com certeza o julgamento do papa Formoso foi um dos episódios que mais gera vergonha a igreja católica, sendo um episódio totalmente sádico por parte do papa Estevão VI contra o já falecido papa Formoso.

Neste episódio o papa Estevão VI mandou desenterrar o papa Formoso para que ele fosse a julgamento, o cadáver (a mais de 8 meses enterrado) foi levado ao tribunal e lhe foi empregado um julgamento convencional.

O julgamento do papa Formoso:

O papa eleito do momento era Estevão VI, um dos mais sádicos que já passou pela igreja, ele não feliz com as atitudes do papa anterior (Formoso) mandou que ele fosse levado a julgamento, o corpo de Formoso (morto a mais de 8 meses) foi desenterrado, vestido com roupas caras do papado, colocado uma coroa de papa sobre uma cabeça já sem pele, o cetro santo colocado em seus dedos já em estado de decomposição, o corpo foi levado a um trono, onde ficavam um grupo de cardeais e bispos.

Julgamento do Papa Formoso

Papa Formoso sendo julgado

O juiz do julgamento foi o próprio papa Estevão VI, ao decorrer do julgamento o fedor do corpo tomava conta do local, o próprio papa Estevão VI conduziu o interrogatório, obviamente após todas as acusações disparadas, o papa Formoso mantinha o silêncio, e Estevão insistia falando coisas como “se explique” e“ se defenda”, sendo assim, sem defesa foi considerado culpado.

Sua roupa foi rasgada, coroa arrancada da cabeça, seu corpo atirado na rua e arrastado por Roma até o rio Tibre.

O resultado do julgamento foi um dos mais horríveis da história, um morto foi condenado a morte e ainda para completar esse julgamento foi realizado pelo seu acusador, fatos lamentáveis e não isolados, repito não isolado dentro da história da igreja.

A retificação com Formoso:

Anos depois, o segundo sucessor de Estevão ficou sabendo da existência do corpo de Formoso, que por bela atitude de um monge foi retirado do rio Tibre, após isso enterrou novamente Formoso, na igreja de São Pedro.

Estevão durante o julgamento anulou tudo que Formoso decidiu no seu papado, mas após o reenterro tudo que Formoso fez voltou a ser válido.

Quer saber tudo sobre Música e Cinema? então CLIQUE AQUI

Digite seu e-mail e receba notícias na sua caixa de entrada:

by FeedBurner

1 comentário

  1. weber de souza rizzo disse:

    lamentavel esse ato de vingança do papa estevão VI .pelo que li sobre o papa formoso ele era uma pessoa muito bondosa e humilde diferente de muitos papas cruéis tipo sÉRGIO III .


Publicidade