GF Noticias

E nossa educação, tem solução?

Autor: Amanda Silva 22 de agosto de 2012 0 Comentário

Muito tem se discutido sobre a educação de nossas crianças, psicólogos e educadores de um lado, pais e filhos do outro, enfim, a questão é que a educação em nosso país tem se tornado alvo de pesquisas e dados nada animadores. Alunos não respeitam professores, pais ficam “do lado” dos filhos, psicólogos tentam equilibrar a situação e o governo assiste, como um espectador, a tudo isso.

O que aconteceu com a educação em nosso país? O que leva um jovem a desrespeitar o professor? Pois bem, são vários os fatores que interferem na educação e formação de uma criança: contexto social, familiar, financeiro…

Mas, não podemos indicar um aspecto e responsabilizá-lo pela má conduta dos jovens, a verdade é que isso funciona como uma bola de neve, os jovens crescem com a sensação de impunidade, que muitas vezes é resultado de ações dos pais dentro da própria casa, pais não punem, e sobra para a escola educar, a escola por sua vez não pode fazer muito, visto que os pais acreditam mais nos filhos que na professora, a professora não tem a autoridade que deveria e se sente coagida pelo comportamento de jovens “rebeldes”, muitas vezes, sem causa.

Quando digo: “jovens rebeldes sem causa” me refiro a milhares de adolescentes que não se empenham em uma causa (contra corrupção, fome, miséria ou exploração), e se rebelam sem motivo com a vida, enquanto outros milhares de jovens, mesmo tendo motivos para reclamar, acordam cedo, trabalham, estudam, ajudam em casa e nem assim reclamam da vida.

É necessário um conjunto de ações, pais devem educar ao invés de criar, o governo deveria investir em esportes e lazer ao invés de “desviar”, e os jovens deveriam ao menos, a professora respeitar.

 


Publicidade